Gerando o Arquivo .xml
Após a identificação de todos os dados do documento .doc, o próximo passo é gerar o arquivo .xml.
Antes de qualquer coisa, salve o arquivo marcado clicando no botão “Markup: Salvar”:
Em seguida clique no botão “Markup: Gerar o XML”:
Relatórios
Ao gerar o arquivo .xml o programa Markup apresenta três relatórios: Relatório de Erros de Arquivos, Relatório de Estilos SciELO e Relatório de Erros de Conteúdo. Abaixo a função de cada relatório apresentado.
Relatório de Erros de Arquivos
Ao clicar em “Markup: Gerar o XML” o programa apresenta um Relatório com as informações das alterações feitas no documento.
O resultado disso, é um relatório que apresenta as ações do programa ao gerar o XML a partir do arquivo .doc. O programa altera o nome do arquivo que, em .doc, era apresentado como “12-Artigo.doc” para ISSN-acronimo-volume-numero-paginação.xml e as imagens são extraídas do documento já com a nomeação convertida para o padrão SciELO.
Relatório de Estilos SciELO
Em seguida clique no botão ao lado “Relatório de Estilos SciELO” e verifique se há algum erro no documento:
O programa apresentará um relatório parecido com o que segue abaixo:
Veja que o relatório de erros não apresenta nenhum erro. Isso porque o xml gerado está de acordo com a estrutura de estilos requerida.
Relatório de Erros de Conteúdo
Feita a verificação no Relatório de Estilos SciELO, o próximo passo é gerar o relatório de erros de dados/conteúdo.
Esse relatório é exatamente o mesmo que o programa Package Maker gera. Portanto, para verificar o manual de uso para validação e verificação dos erros apresentados, vá para o projeto Package Maker e confira as funcionalidades dessa ferramenta.
Pastas Geradas
Ao gerar o arquivo .xml o programa Markup cria 6 pastas no mesmo nível que “src” e “scielo_markup”, conforme segue:
pasta erros:
Nessa pasta há o relatório de erros de cada um dos arquivos .xml. O arquivo final .rep apresenta os possíveis erros de estilo e o final .contents de conteúdo. São os mesmos relatórios apresentados no programa de marcação.
pmc_package:
Para revistas que apresentam o título abreviado NLM, o programa retira os elementos de especificação SciELO e mantém apenas os elementos necessários para envio ao PMC. Os elementos que são retirados do documento XML para envio ao PMC são: detalhamento em afiliação, informação de financiamento em <funding-group> e <mixed-citation>.
pmc_package_zips:
Ao validar o pacote pmc_package o programa, automaticamente, zipa a pasta que está pronta para envio.
scielo_package:
No momento da validação do pacote XML o programa verifica as entidades (numéricas ou alfa-numéricas) que existem no documento e, automaticamente, converte para o caractere correspondente, evitando futuros problemas de entidades. O ideal é utilizar os arquivos .xml validados nessa pasta em vez de utilizar os xmls do pacote.
scielo_package_zips:
Ao validar o pacote scielo_package o programa, automaticamente, zipa a pasta já com a nomeação padrão SciELO que está pronta para envio.
work:
é uma pasta de arquivos temporários usadas para a geração do resultado. Ela pode ser apagada se desejado, mas também pode ser usada para fins de suporte.
Essa estrutura de pastas é a mesma apresentada se o usuário utilizar o programa Package Maker. Para verificar os relatórios apresentados, basta entrar na pasta “errors” e abrir o documento com extensão: “.contents.html”.
No Comments