Resolução de problemas no OJS 3

Tutoriais

Alguns tutoriais rápidos que foram feitos para dúvidas mais comuns.

Playlist completa

FAQ

1. A versão 3 não funciona tão bem quanto a versão 2! O que está acontecendo?

O sistema está sim apresentando certas dificuldades, principalmente no que se refere a recursos presentes na versão anterior e que ainda não estão presentes na versão atual.

É preciso lembrar sempre que a nova versão foi construída do zero, e não com base na versão anterior. Isso significa que muita coisa que existia na versão antiga ainda não foi incorporada na versão nova.

É preciso lembrar, também, que o SciELO apenas faz o uso do OJS. Nossa influência no que se refere à arquitetura do sistema e aos recursos disponíveis é limitada. O OJS é um sistema desenvolvido pelo PKP (e não pelo SciELO) e é utilizado no mundo todo. Existe uma equipe dedicada porém reduzida de profissionais trabalhando diariamente em tornar o OJS um sistema melhor. O OJS é um sistema baseado em comunidade. Isso significa que sempre terão prioridade as melhorias que visam o bem da comunidade como um todo, e não somente de um público específico.

Existe uma fila de atividades e demandas que o PKP prioriza de acordo com urgência, complexidade, demanda, aporte financeiro etc.

É importante os periódicos terem ciência disso, para entender também o outro lado.

É preciso separar o que de fato é um problema que precisa ser resolvido pelo PKP -- no tempo deles de acordo com o calendário e prazos deles --, o que podemos atuar juntos como comunidade para resolvermos e o que é um problema que está ao alcance do SciELO de resolver.

O problema principal do e-mail enviado por você não parece se tratar de um problema do sistem, a versão atual do OJS pode ser ter inúmeros problemas (e os tem), mas esse não é um deles.

É crucial o apoio dos periódicos em nos reportar os problemas e ajudar o SciELO na manifestação dessas necessidades. Juntos, atuando em comunidade, o sistema será melhorado para melhor atender a todos. Há canais oficiais do PKP -- como o fórum de discussão -- onde essas discussões dão lugar.

Fica aberto então esse canal, entrem em contato conosco sempre que algum problema ocorrer, e vamos tratar e orientar conforme necessário. Sugiro então tratarmos as dificuldades de maneira individual, caso a caso, assim fica mais fácil para documentar e prestar o suporte necessário, indicar posts no fórum onde podemos buscar ajuda ou solicitar modificações etc.

Saliento ainda que o SciELO oferece outras opções de plataformas de submissão online, você pode ver todas aqui: https://www.scielo.org/pt/sobre-o-scielo/parcerias/servicos-de-gestao-online-de-manuscritos/

O periódico é livre para escolher a opção que achar melhor, ou ainda uma opção que não esteja nessa lista.

Agradeço a compreensão, paciência e sim, o sistema ficará melhor com o tempo se atuarmos juntos.

2. Preciso de relatório xyz, como extraio essa informação?

Será necessário baixar o CSV "Articles Report" disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/ACRO/management/tools#statistics

Sugiro abrir o CSV no Google Spreadsheet. Se você importar no Excel, pode ter problemas com a tabulação.

Uma vez importado para o Google Spreadsheet, você poderá trabalhar os dados para conseguir as informações que precisa. A nova versão do OJS infelizmente ainda não traz as estatísticas de um modo eficiente. Mesmo antes, os dados que ela mostrava, e que vocês utilizavam, era questionáveis.

CASO PRECISE DE MÉDIA DE TEMPO ENVOLVENDO DATA DE PUBLICAÇÃO Lembre-se apenas que, para conseguir o tempo entre submissão e publicação, para que isso seja possível, antes de mais nada vocês devem estar publicando corretamente os artigos no OJS, ou seja, designando-os a fascículos e publicando tais fascículos com a mesma data de publicação real.

Tudo indica que em breve o sistema sofrerá uma atualização onde essa parte de estatística passará por melhorias. Mas ainda não é nada certo.

3. O editor também foi designado como avaliador e só consegue ver a submissão pela interface de avaliador, o que eu faço?

Quando um editor de uma submissão também é convidado para dar um parecer, o sistema dá preferência à visualização como avaliador. Na guia Submissions, existe um link para acessar o artigo como editor, mas o site precisa estar na interface em inglês, pois o texto não foi traduzido para português (provavelmente estará na próxima atualização). Veja a seguir:

Editorial_workflow.png

Uma solução alternativa, porém mais trabalhosa, é enviar o link direto da visão de editor da submissão: submission.scielo.br/index.php/ACRO/workflow/index/ID