Skip to main content

Sobre

Equipe

Supervisão:
Operacional:
Estagiária:

Introdução

Este guia de redação dos blogs SciELO em Perspectiva tem a função de compilar diretrizes de publicação dos posts publicados, definindo uma política editorial a ser seguida e divulgada para novos colaboradores.

O blog SciELO em Perspectiva é dividido em três blogs: Geral, Press Releases e Humanas. Cada blog tem um objetivo e conteúdos diferentes.

Objetivos

  • Compartilhar informação e conhecimento orientado para o desenvolvimento da comunicação científica;
  • Apresentar e auxiliar na difusão da evolução do projeto SciELO e da Rede SciELO, bem como dos periódicos indexados;
  • Promover mundialmente o movimento de Acesso Aberto em relação ao conhecimento científico;
  • Constituir-se como um veículo de referência da comunidade científica relacionada ao SciELO, à comunicação e à avaliação da pesquisa científica.

Fluxo de trabalho - Blog SciELO em Perspectiva | Geral

O Blog SciELO em Perspectiva | Geral tem o seguinte fluxo de trabalho:

  1. O post é escrito por um dos colaboradores de acordo com sugestões/orientações do Editor-Chefe;
  2. É feita a verificação e aprovação para publicação do Editor-Chefe;
  3. Uma vez aprovado, o post é encaminhado para tradução: en/es/pt;
  4. Ao retornar, é feita uma revisão de conteúdo e é escolhida uma imagem de uso livre;
  5. O post é publicado no blog, é realizada a divulgação nas redes sociais (Twitter e Facebook) e, em alguns casos, a divulgação por newsletter.

O fluxo de trabalho leva em média uma semana por postagem e existe um cronograma de publicação semanal, a depender da quantidade de posts disponíveis.

Fluxo_Blog_Geral.png

Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases

O Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases tem como objetivo central contribuir para o desenvolvimento, disseminação e marketing dos periódicos indexados na Rede SciELO. A expectativa é que o blog, com a participação crescente e ativa dos periódicos, venha a se constituir uma referência na divulgação científica e contribua para o aumento da visibilidade e credibilidade dos periódicos publicados no Brasil. O blog cobre temas relacionados às especialidades abarcadas pelas áreas de Ciências Biológicas; Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; e Multidisciplinar. Para mais informações, acessar a página Sobre e Normas para Publicação.

Blog SciELO em Perspectiva | Humanas

O Blog SciELO em Perspectiva | Humanas tem como objetivo central contribuir para o desenvolvimento, disseminação e marketing dos periódicos indexados na Rede SciELO. A expectativa é que o blog, com a participação crescente e ativa dos periódicos, venha a se constituir em um espaço de referência de divulgação científica e contribua para o aumento da visibilidade e credibilidade dos periódicos publicados no Brasil. O blog cobre temas relacionados com as especialidades abarcadas pelas áreas de Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes. Para mais informações, acessar a página Sobre e Normas para Publicação.

Fluxo de Trabalho para press releases

Os Blogs SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas têm o seguinte fluxo de trabalho:

  1. O press release é escrito por um membro da equipe do periódico, ou autor(es) do artigo;
  2. O revisor recebe e adequa o press release às normas de publicação, sugere ajustes para deixar o texto mais compreensível para um público não-especialista e faz correções com base nas normas da língua portuguesa, caso necessário, utilizando a ferramenta Track Changes/Controlar Alterações do Word;
  3. Após aprovação interna da revisão, o press release é devolvido ao periódico ou autor(es), para as sugestões e ajustes sejam validados;
  4. Tendo a devolutiva do periódico, o press release é enviado para o Editor-Chefe do blog, que verifica o conteúdo e aprova para publicação;
  5.  Caso o press release não sofra nenhuma alteração, pode ser enviado diretamente para o Editor-Chefe;
  6. O press release entra, então, na fila de publicação;
  7. Assim que o press release é publicado, é feita a divulgação nas redes sociais (Twitter e Facebook) e o periódico é notificado por e-mail;
  8. O processo todo é gerenciado através do Asana e da Planilha de Controle do Blog.

O fluxo de trabalho é contínuo e tem uma média de publicação semanal de 5 press releases.

 

Fluxo_Blog_Press_Releases.png