Skip to main content

Procedimentos para adoção

Todos os perióperiódicos indexados na ColeçãColeção SciELO Brasil tem o direito de adotar o Sistema SciELO de PublicaçãPublicação (OJS) como sistema de submissãsubmissão e gerenciamento de manuscritos. A plataforma pode ser oferecida atravéatravés de convite ou manifestaçãmanifestação direta do perióperiódico interessado.

O perióperiódico que manifestar interesse em adotar o sistema deve entrar em contato e realizar uma solicitaçãsolicitação formal via e-mail. Feito isso, serãserão realizados os procedimentos iniciais de criaçãcriação do site e capacitaçãcapacitação do perióperiódico.

Modelo de e-mail

Prezado Editor,

Como opçãopção no gerenciamento online de manuscrito, o SciELO oferece o SciELO Submission (http://submission.scielo.br), sistema de digo aberto que utiliza como base o software Open Journal System (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP).

Esse deo introdutóintrodutório mostra uma visãvisão geral do sistema: https://youtu.be/1aWCNit3BS8

ÉÉ possípossível tambétambém testar a ferramenta atravéatravés de uma "demo" disponídisponível online no seguinte endereçendereço: http://journals.sfu.ca/testdrive/ (login: admin / senha: testdrive). **ATUALIZAR**

Atualmente, esses o os perióperiódicos SciELO que utilizam o sistema:

[Lista de perióperiódicos]

O SciELO oferece periodicamente cursos de capacitaçãcapacitação aos perióperiódicos interessados em adotar a plataforma. Os cursos o ministrados na Unidade SciELO, em o Paulo, para grupos de 4 a 5 perióperiódicos.

Seguimos em contato e qualquer vida estamos àà disposiçãdisposição.

Atenciosamente,

Procedimentos para criaçãcriação de novo site

1. Entrar no site como Administrador do Portal.

2. Ir em perióperiódicos hospedados.

3. Criar novo site.

4. Preencher com informaçõinformações do tulo no ISSN, missãmissão e caminho (acrôacrônimo) nos trêtrês idiomas. (OBS: o selecionar a opçãopção que torna o site acessíacessível pelo portal)

5. Acessar o site e mudar o tema para tema SciELO em Settings > Journal > Website > Appearance. Alterar tambétambém a cor do cabeçcabeçalho para "F0F0F4".

6. Adicionar usuáusuários: login - nome_sobrenome; senha - nome00

7. Em Plugins do sistema > Plugins genégenéricos, habilitar os seguintes plugins da Galeria de Plugins

  • TinyMCE Plugin
  • ORCID Profile Plugin (utilizar credenciais de membro disponídisponíveis no documento de senhas da SubmissãSubmissão Online. IMPORTANTE: preencher paípaís e cidade do perióperiódico)
  • Default translation
  • Funding
  • ROR
  • Bloco Desenvolvido Por
  • HistóHistórico dos Autores.
Para configuraçãconfiguração completa do site:

8. Acrescentar o logo do perióperiódico no SciELO (glogo).

9. Habilitar os 3 idiomas em Settings > Journal > Website > Languages: Habilitar todas as opçõopções de submissãsubmissão e de formuláformulários.

10. Desabilitar a possibilidade de usuáusuários se cadastrarem como avaliador em Users & Roles > Roles: Editar o papel de Avaliador e tirar a seleçãseleção da opçãopção "Allow user self-registration".

11. Não inserir nenhum endereço de email na opção BOUNCE nas configurações de email do site.

Procedimentos para liberaçãliberação da instâinstância do perióperiódico

1. Sites hospedados - Permitir Acesso Livre a este perióperiódico no portal.

2. Acrescentar na title o endereçendereço do site. (Caso o perióperiódico façfaça parte da coleçãcoleção SciELO SP, éé necessánecessário providenciar as alteraçõalterações correspondentes para que o link do sistema seja acrescentado na gina do perióperiódico.)

3. Atualizar os contatos de editor chefe na aba "Controle OJS" da planilha Sistemas de SubmmissãSubmmissão (Adicionar todos os e-mails dos Editores-Gerentes).

5. Publicar no twitter no dia em que a revista passou a usar o Submission.

PerióPeriódico XXXX começcomeça a utilizar o sistema SciELO Submission para envio de trabalhos a partir de hoje: URL.

4. Enviar e-mail para o perióperiódico:

ASSUNTO: LançLançamento Sistema SciELO de PublicaçãPublicação | PERIÓPERIÓDICO



CORPO DO E-MAIL:

Prezados, Boa tarde!

ÉÉ com satisfaçãsatisfação que informamos que a partir de agora o site da PERIÓPERIÓDICO no Sistema SciELO de PublicaçãPublicação estáestá no ar. Novas submissõsubmissões podem ser realizadas pelo novo endereçendereço: http://submission.scielo.br/index.php/PERIODICO/login

Foram tomadas algumas providêprovidências para divulgar o ocorrido:

    • Será
    • Será incluíincluído um link de submissãsubmissão na gina do perióperiódico na SciELO (http://www.scielo.br/PERIODICO) apontando para o sistema.
    • A notínotícia da migraçãmigração de plataforma foi publicada no Twitter oficial do SciELO, que possui atualmente xx,xK seguidores: URL.

Esse éé um momento oportuno para atualizar as instruçõinstruções aos autores disponídisponíveis no site SciELO (https://www.scielo.br/journal/ACRO/about/#instructions), informando o novo todo de submissãsubmissão de artigos. Lembrando que essas alteraçõalterações devem ser encaminhadas para conversao@scielo.org, nos 3 idiomas (portuguêportuguês, inglêinglês e espanhol).

ÉÉ importante tambétambém que caso o perióperiódico fazia uso de outro sistema atéaté o momento, este deverádeverá ser configurado para bloquear novas submissõsubmissões.

Estamos àà disposiçãdisposição.

Atenciosamente,