Skip to main content

Política de Backup Rede SciELO

image-1629210316185.png

  1. Todos os backups devem ser feitos por sistemas de agendamento automatizado para que sejam preferencialmente executados fora do horário comercial, nas chamadas "janelas de backup" – períodos em que não há nenhum ou pouco acesso de usuários ou processos automatizados aos sistemas de informática.
  2. Os colaboradores responsáveis pela gestão dos sistemas de backup deverão realizar pesquisas frequentes para identificar atualizações de correção, novas versões do produto, ciclo de vida (quando o software não terá mais garantia do fabricante), sugestões de melhorias, entre outros.
  3. Na situação de erro de backup e/ou restore é necessário que ele seja feito logo no primeiro horário disponível, assim que o responsável tenha identificado e solucionado o problema.
  4. Quaisquer atrasos na execução de backup ou restore deverão ser justificados formalmente pelos responsáveis.
  5. Testes de restauração (restore) de backup devem ser executados por seus responsáveis, aproximadamente a cada 30 ou 60 dias, de acordo com a criticidade do backup.
  6. O executor deve restaurar os arquivos em local diferente do original, para que assim não sobreponha os arquivos válidos.
  7. Para formalizar o controle de execução de backups e restores,deverá haver um formulário de controle rígido de execução dessas rotinas, o qual deverá ser preenchido pelos responsáveis e auditado pelo coordenador de infraestrutura
  8. Os colaboradores responsáveis pelos backups poderão delegar a um custodiante a tarefa operacional quando, por motivos de força maior, não puderem operacionalizar. Além disso, o custodiante não poderá se eximir da responsabilidade do processo.

      Os dados a serem salvaguardados são:

      • Pasta serial
      • Estrutura do site com as pastas htdocs, cgi-bin, bases-works e bases
      • Pasta de Logs Apache

        Rondineli Saad

        Coordenador de Infraestrutura

        E-mail: infra@scielo.org