Política de Backup Rede SciELO-v2
- Todos os backups devem ser feitos por sistemas de agendamento automatizado para que sejam preferencialmente executados fora do horário comercial, nas chamadas "janelas de backup" – períodos em que não há nenhum ou pouco acesso de usuários ou processos automatizados aos sistemas de informática.
- Os colaboradores responsáveis pela gestão dos sistemas de backup deverão realizar pesquisas frequentes para identificar atualizações de correção, novas versões do produto, ciclo de vida (quando o software não terá mais garantia do fabricante), sugestões de melhorias, entre outros.
- Na situação de erro de backup e/ou restore é necessário que ele seja feito logo no primeiro horário disponível, assim que o responsável tenha identificado e solucionado o problema.
- Quaisquer atrasos na execução de backup ou restore deverão ser justificados formalmente pelos responsáveis.
- Testes de restauração (restore) de backup devem ser executados por seus responsáveis, aproximadamente a cada 30 ou 60 dias, de acordo com a criticidade do backup.
- O executor deve restaurar os arquivos em local diferente do original, para que assim não sobreponha os arquivos válidos.
- Para formalizar o controle de execução de backups e restores,deverá haver um formulário de controle rígido de execução dessas rotinas, o qual deverá ser preenchido pelos responsáveis e auditado pelo coordenador de infraestrutura
- Os colaboradores responsáveis pelos backups poderão delegar a um custodiante a tarefa operacional quando, por motivos de força maior, não puderem operacionalizar. Além disso, o custodiante não poderá se eximir da responsabilidade do processo.
Os dados a serem salvaguardados são:
- Pasta serial
- Estrutura do site com as pastas htdocs, cgi-bin, bases-works e bases
- Pasta de Logs Apache
Rondineli Saad
Coordenador de Infraestrutura
E-mail: infra@scielo.org