Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas

Procedimentos de recebimento, revisão, publicação e divulgação

Categorias de publicação

Os Blogs SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas fazem atualmente três tipos de post: press releases, entrevistas e chamadas de evento.

Fluxo de trabalho

Os posts são recebidos por e-mail diretamente dos seus autores ou dos periódicos através do endereço blog.scielo@scielo.org e sua aprovação é feita pelo editor-chefe (Abel Packer). Primeiramente o press release é adicionado na planilha de fluxo de trabalho (Humanas/Press Releases) e no Asana. Depois são feitas a formatação e a revisão que adequam o press release ao modelo de publicação do blog.

Caso sejam feitas alterações no documento, ele é enviado para o autor ou para o periódico. Se o documento com as correções não for devolvido em até sete dias, enviar email perguntando se há algum retorno sobre a última mensagem.

Estando o press release corrigido, ele é enviado para o editor-chefe, que pode ou não aprovar o press release. Aprovado, ele segue para a fila de publicação.

Nas sextas-feiras, a programação semanal é feita levando em consideração a data de envio do press release e o período entre o pedido de alteração e o retorno do autor. São selecionados entre três e cinco posts, sendo necessário que a quantidade seja aproximadamente igual para os dois blogs e que as publicações sejam intercaladas (Ex: um post do Humanas na segunda, um post do Press Releases na terça, um post do Humanas na quarta etc).

Estrutura dos posts

Os press releases devem obrigatoriamente conter os seguintes itens:

Título

Com no máximo 100 caracteres com espaço, o título do press release não pode ser igual ao do artigo. Deve evitar o uso de siglas, jargões científicos e dois pontos. O título deve ser direto e precisa passar todas as informações ao leitor de forma direta, preferencialmente apresentando algum resultado ou conclusão do estudo, podendo conter uma pergunta, desde que ela seja respondida no texto. Exceto em Semanas Especiais e em divulgações de eventos, o nome do periódico não deve ser mencionado.

Autoria

Resumo

Conteúdo

Ex: Em artigo publicado na Educação e Sociedade...

Consulte a página Notas, normalização de referências e links externos.

Hashtags

Imagens/Videos/Podcasts

Publicação no Wordpress

Ao publicar no Wordpress, são utilizados os seguintes campos:

Joanna Gonçalves de Andrade Tostes, Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

<em>Imagem: <a href="LINK DA PÁGINA" target="”_blank"" rel="noopener">Nome do Site</a>.</em>

<em>Imagem: Arquivo pessoal.</em>


Adicionando chamadas no blog Press Releases

aaa

Divulgação

Os posts do blog são divulgados no Twitter e no Facebook. Assim que o processo de postagem do press release termina, ou seja, após a divulgação dos posts nas redes sociais, o periódico é notificado por email.

Twitter

Um mapa do combate ao gênero nos planos da educação brasileira #Gênero #Mulheres #LGBT #Educação #EducaçãoePesquisa

Leia o press release da Educação e Pesquisa em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/11/03/um-mapa-do-combate-ao-genero-nos-planos-da-educacao-brasileira/

Facebook

A inserção do conceito de gênero nos planos estaduais e distrital de educação promulgados nos últimos anos mostra um mapa complexo em que é visível uma acirrada disputa entre o avanço conservador e a manutenção de políticas para mulheres e LGBT na educação do Brasil #Gênero #Mulheres #LGBT #Educação #EducaçãoePesquisa

Leia o press release da Educação e Pesquisa em:
Um mapa do combate ao gênero nos planos da educação brasileira - https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/11/03/um-mapa-do-combate-ao-genero-nos-planos-da-educacao-brasileira/



Revision #13
Created 9 August 2022 13:20:19 by Sabrina Carmo
Updated 22 September 2022 13:07:40 by Sabrina Carmo