Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas

Procedimentos de recebimento, revisão, publicação e divulgação

Introdução

Este documento tem como objetivo compilar diretrizes de publicação dos posts publicados nos blogs SciELO em Perspectiva Press Releases e Humanas, definindo uma política editorial a ser seguida e futuramente divulgada para novos colaboradores.

Categorias de publicação

Os Blogs SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas publicam atualmente três categorias de post: press releases, entrevistas e chamadas de evento.

Critérios para aceite de submissões

Serão aceitos para publicação press releases sobre documentos publicados em até três meses em algum periódico da Rede SciELO. Além da coleção Brasil, também são aceitos press releases de periódicos indexados nas outras coleções da Rede SciELO, como o SciELO Colombia.

Mais informações sobre as normas de publicação estão disponíveis no blog Geral e no Press Releases.

Fluxo de trabalho

Os posts são enviados por e-mail ou pelo autor ou por um membro do periódico através do endereço blog.scielo@scielo.org e a aprovação é feita pelo editor-chefe (Abel Packer). 

Primeiramente o press release é adicionado na planilha de fluxo de trabalho (Humanas/Press Releases) e no Asana utilizando o modelo ACRO | Título do PR. Depois são feitas a formatação e a revisão para adequar o press release ao modelo de publicação do blog.

Caso sejam feitas alterações no documento, ele é enviado de volta. Se o documento com as correções não tiver um retorno em até sete dias corridos, cobrar o periódico.

O press release, assim que estiver de acordo com o modelo do blog, é enviado para o editor-chefe do blog, que pode ou não aprovar o press release. Estando aprovado, ele pode seguir para a fila de publicação.

A programação semanal é feita às sextas-feiras levando em consideração a data de envio do press release e o período entre seu recebimento e data de finalização. São selecionados entre três e cinco posts, em média, sendo necessário que a quantidade seja aproximadamente igual para os dois blogs e que as publicações sejam intercaladas (exemplo: um post do Humanas na segunda-feira, um post do Press Releases na terça-feira, um post do Humanas na quarta-feira etc).

Recebimento de press releases

Antes da revisão, é preciso verificar se o artigo divulgado pelo press release foi publicado nos últimos três meses ou se está previsto para publicação nos próximos dias/semanas. Se o artigo foi publicado dentro do prazo, pode seguir para a revisão.

Se o artigo não foi publicado , prosseguir com a revisão e, no momento de dar um retorno ao periódico ou autor, solicitar que nos informe no momento da publicação. Deixar indicado no Asana e na planilha que o artigo não foi publicado e, ao montar a programação semanal, acessar a página dos periódicos para conferir se o artigo foi publicado.

Se o artigo foi publicado há mais de três meses, fazer uma busca no histórico de e-mails e ver se o periódico já foi informado sobre o prazo. Em caso positivo, responder ao periódico reforçando a orientação e suspender o recebimento do press release, a não ser que haja uma justificativa.

Para periódicos que não foram avisados, enviar a seguinte mensagem:

Prezado/a, bom dia/boa tarde!

Obrigada pelo envio. Observamos que o artigo foi publicado em [inserir a data de publicação]. Nossa recomendação é que os press releases divulguem artigos publicados nos últimos três meses ou que serão publicados nos próximos dias/semanas.

Poderia confirmar se o press release foi produzido levando em consideração a data de publicação do artigo ou se foi percebido algum aumento no potencial de interesse público do tema tratado neste artigo recentemente?

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente

O periódico pode justificar o envio press release, seja ressaltando sua relevância para aquele momento à luz de algum evento, por exemplo, ou o atraso para o envio do material. Nesse caso, responder com o texto abaixo e prosseguir com a revisão.

Agradecemos pelo retorno e vamos seguir com press release. Por favor, levem em consideração a data de publicação dos artigos nos próximos envios.

Estrutura dos posts

Os press releases devem seguir os modelos de acordo com o seu idioma, sendo eles Português, Inglês e Espanhol

Os press releases devem obrigatoriamente conter os seguintes itens:

Título

Autoria

Resumo

Conteúdo

Consulte a página Notas, normalização de referências e links externos.

Hashtags

As hashtags são usadas na divulgação dos press releases no Facebook e Twitter.

Sites que têm a ver com o press release e com o artigo, mas não constituem como referência bibliográfica.

Imagens/Videos/Podcasts

Publicação no Wordpress

Criação do post

Para criar a publicação no Wordpress, são utilizados os seguintes campos:

Joanna Gonçalves de Andrade Tostes, Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Chamadas no blog Press Releases

Os posts no blog de Humanas devem ser adicionados na página inicial do blog Press Releases utilizando a ferramenta Page links to do Wordpress. É preciso criar um novo post no blog Press Releases e preencher os seguintes campos:

Adicionando novo usuário

Editando a thumb

Divulgação

Twitter

Um mapa do combate ao gênero nos planos da educação brasileira #Gênero #Mulheres #LGBT #Educação #EducaçãoePesquisa

Leia o press release da Educação e Pesquisa em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/11/03/um-mapa-do-combate-ao-genero-nos-planos-da-educacao-brasileira/

Facebook

A inserção do conceito de gênero nos planos estaduais e distrital de educação promulgados nos últimos anos mostra um mapa complexo em que é visível uma acirrada disputa entre o avanço conservador e a manutenção de políticas para mulheres e LGBT na educação do Brasil #Gênero #Mulheres #LGBT #Educação #EducaçãoePesquisa

Leia o press release da Educação e Pesquisa em: 
Um mapa do combate ao gênero nos planos da educação brasileira - https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/11/03/um-mapa-do-combate-ao-genero-nos-planos-da-educacao-brasileira/

E-mail

Assim que o processo de postagem do press release termina, ou seja, após a divulgação dos posts nas redes sociais, o periódico é notificado por e-mail. Utilizar o seguinte modelo:

Assunto: SciELO em Perspectiva | Press Releases / Humanas | ACRO: Título do press release

Prezadxx, bom dia / boa tarde!

Informamos que o post [título do press release com o link do post] foi publicado no blog SciELO em Perspectiva | Press Releases / Humanas.

Este press release também foi compartilhado nos perfis do SciELO nas redes sociais. Solicitamos e recomendamos que também nos ajude na divulgação, especialmente em suas comunidades, universidades e departamentos.

Agradecemos a contribuição e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente

Semanas especiais

A Semana Especial (SE) é uma modalidade na qual todos os dias de uma semana são dedicados a um periódico. Ela ocorre tanto no blog Humanas como no blog Press Releases.

Processo das Semanas Especiais

Convites

Os convites para a participação na SE acontecem uma vez por semestre. Periódicos que enviaram press releases nos últimos dois anos são considerados, levando em conta o número de press releases enviados e a área do conhecimento. Os representantes dos periódicos que responderem positivamente são convidados para uma reunião on-line. Durante a reunião, a equipe editoral explica como funciona a SE, tira dúvidas e informa quais os meses disponíveis.

Não são sugeridos os meses de janeiro, julho e dezembro, em razão das férias acadêmicas e o consequente baixo número de acessos do blog nesses períodos. O ideal é que cada periódico fique com uma semana/mês e que aconteçam em meses alternados. Em geral, as SEs ocorrem na segunda semana do mês, evitando semanas com feriados. Uma vez que o cronograma for definido, a equipe editorial seleciona a semana mais adequada para cada SE.

Envio dos press releases

O ideal é que os press releases estejam prontos um mês antes da SE para que o editor-chefe tenha tempo para aprovar os textos. Para que isso ocorra, são enviados por email lembretes de dois meses, um mês e duas semanas para os responsáveis pela produção dos textos. Após o envio e revisão dos press releases, deve-se enviar um email para o periódico confirmando a ordem de publicação. Segue abaixo o modelo:

Prezadxx, bom dia / boa tarde!

Escrevo para perguntar se haverá mais algum post para a Semana Especial e para confirmar a ordem em que os posts deverão ser publicados:

ORDEM

TÍTULO

DATA DE PUBLICAÇÃO

1

 

 

2

 

 

3

 

 

...

 

 

Depois de revisados e corrigidos, os press releases são compilados em um único arquivo Word, que é enviado para a aprovação do Editor-Chefe. Uma vez aprovados, os textos seguem para a programação e publicação.

Organização

Os press releases da SE não são adicionados na planilha de controle comum. Para a organização dos textos, utiliza-se uma aba específica, disponível no mesmo arquivo do respectivo blog. No Asana, os press releases também são adicionados em uma área diferente. Em ambas as plataformas, as informações adicionadas são as mesmas do recebimento padrão (exceto pelo código na primeira coluna da planilha). Importante observar que os press releases devem estar indicados com a ordem de publicação, que deve ser previamente aprovada pelo periódico.

Publicação

A expectativa é que sejam publicados entre 5 a 10 posts por SE. O objetivo é ampliar o alcance do blog, do periódico, dos artigos e dos autores. As publicações podem ser apresentadas no formato de press release de seções especiais e/ou artigos, entrevistas, análises e outros formatos. É extremamente recomendável a utilização de vídeos e podcasts. Assim como publicações de dias normais, os press releases são processados e aprovados pelo Editor-chefe.

O formato da SE prevê uma abertura e um encerramento de tom mais "editorial". Além disso, os posts têm mais liberdade em comparação com as publicações feitas em dias normais. Por exemplo, é possível publicar textos sobre o periódico, além de ser permitido citar o nome do periódico no título e no resumo.

Divulgação

Após a publicação, os press releases são divulgados em nossas redes sociais utilizando a ferramenta thread, no Twitter (exemplo), e a hashtag #SemanaEspecialACRO, no Facebook (exemplo).

Pós Semana Especial

Ao final da SE, sempre que possível na segunda-feira seguinte, é enviado um relatório ao periódico com o número de visualizações de página dos posts durante a SE e um indicador do aumento de visualizações em comparação ao mês anterior utilizando o modelo a seguir, que pode ser ajustado conforme necessário.

Assunto: Analytics Semana Especial - ACRO 202X

Prezados, bom dia / boa tarde!

Segue abaixo relatório dos resultados alcançados pela Semana Especial do periódico ACRO no Blog SciELO em Perspectiva | Humanas / Press Releases.

Sobre os resultados, a Semana Especial do periódico ACRO foi bem recebida e teve um bom índice de visualizações!
A média de visualizações durante o período da Semana Especial foi de XXXX visualizações por dia, em comparação com a média de visualizações por dia do mês de XXX, há um aumento de XX% da média diária.

Segue abaixo o número de acessos de cada um dos posts publicados durante a SE até o dia XX/XX, lembrando que os posts são novos e a tendência é de ir acumulando visualizações com o passar do tempo e exposição dos posts.

Gostaríamos de parabenizá-los pelo empenho e agradecemos a equipe do periódico pelo trabalho realizado.
Seguimos à disposição

Atenciosamente,

Mais informações

As Semanas Especiais anteriores podem ser acessadas pelo link: https://pressreleases.scielo.org/semanas-especiais/
Mais informações sobre as SEs, podem ser acessadas pelo link: https://pressreleases.scielo.org/sobre/normas-para-publicacao/instrucoes-semanas-especiais/


Revision #44
Created 9 August 2022 13:20:19 by Sabrina Carmo
Updated 7 March 2023 12:46:31 by Sabrina Carmo