Blog SciELO em Perspectiva

Sobre

Equipe

Supervisão:
Operacional:
Estagiária:

Introdução

Este guia de redação dos blogs SciELO em Perspectiva tem a função de compilar diretrizes de publicação dos posts publicados, definindo uma política editorial a ser seguida e divulgada para novos colaboradores.

O blog SciELO em Perspectiva é dividido em três blogs: Geral, Press Releases e Humanas. Cada blog tem um objetivo e conteúdos diferentes.

Objetivos

Fluxo de trabalho - Blog SciELO em Perspectiva | Geral

O Blog SciELO em Perspectiva | Geral tem o seguinte fluxo de trabalho:

  1. O post é escrito por um dos colaboradores de acordo com sugestões/orientações do Editor-Chefe;
  2. É feita a verificação e aprovação para publicação do Editor-Chefe;
  3. Uma vez aprovado, o post é encaminhado para tradução: en/es/pt;
  4. Ao retornar, é feita uma revisão de conteúdo e é escolhida uma imagem de uso livre;
  5. O post é publicado no blog, é realizada a divulgação nas redes sociais (Twitter e Facebook) e, em alguns casos, a divulgação por newsletter.

O fluxo de trabalho leva em média uma semana por postagem e existe um cronograma de publicação semanal, a depender da quantidade de posts disponíveis.

Fluxo_Blog_Geral.png

Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases

O Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases tem como objetivo central contribuir para o desenvolvimento, disseminação e marketing dos periódicos indexados na Rede SciELO. A expectativa é que o blog, com a participação crescente e ativa dos periódicos, venha a se constituir uma referência na divulgação científica e contribua para o aumento da visibilidade e credibilidade dos periódicos publicados no Brasil. O blog cobre temas relacionados às especialidades abarcadas pelas áreas de Ciências Biológicas; Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; e Multidisciplinar. Para mais informações, acessar a página Sobre e Normas para Publicação.

Blog SciELO em Perspectiva | Humanas

O Blog SciELO em Perspectiva | Humanas tem como objetivo central contribuir para o desenvolvimento, disseminação e marketing dos periódicos indexados na Rede SciELO. A expectativa é que o blog, com a participação crescente e ativa dos periódicos, venha a se constituir em um espaço de referência de divulgação científica e contribua para o aumento da visibilidade e credibilidade dos periódicos publicados no Brasil. O blog cobre temas relacionados com as especialidades abarcadas pelas áreas de Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes. Para mais informações, acessar a página Sobre e Normas para Publicação.

Fluxo de Trabalho para press releases

Os Blogs SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas têm o seguinte fluxo de trabalho:

  1. O press release é escrito por um membro da equipe do periódico, ou autor(es) do artigo;
  2. O revisor recebe e adequa o press release às normas de publicação, sugere ajustes para deixar o texto mais compreensível para um público não-especialista e faz correções com base nas normas da língua portuguesa, caso necessário, utilizando a ferramenta Track Changes/Controlar Alterações do Word;
  3. Após aprovação interna da revisão, o press release é devolvido ao periódico ou autor(es), para as sugestões e ajustes sejam validados;
  4. Tendo a devolutiva do periódico, o press release é enviado para o Editor-Chefe do blog, que verifica o conteúdo e aprova para publicação;
  5.  Caso o press release não sofra nenhuma alteração, pode ser enviado diretamente para o Editor-Chefe;
  6. O press release entra, então, na fila de publicação;
  7. Assim que o press release é publicado, é feita a divulgação nas redes sociais (Twitter e Facebook) e o periódico é notificado por e-mail;
  8. O processo todo é gerenciado através do Asana e da Planilha de Controle do Blog.

O fluxo de trabalho é contínuo e tem uma média de publicação semanal de 5 press releases.

 

Fluxo_Blog_Press_Releases.png

Blog SciELO em Perspectiva | Geral

Procedimentos de recebimento, revisão, publicação e divulgação

Recebimento

Os posts são recebidos por e-mail diretamente dos seus autores através do endereço blog.scielo@scielo.org e sua aprovação é feita pelo editor-chefe (Abel Packer).

Envio para tradução

Após a aprovação final, os posts seguem para a tradução com seus respectivos tradutores:

Obs.: Todos os dados a respeito dos tramites com cada post e envios para tradução são registrados em uma planilha de controle localizada na rede do SciELO, no seguinte endereço: Y:\SciELO_team\Blog SciELO em Perspectiva.

Estrutura dos posts e verificação

Resumos

O resumo normalmente é feito pelo autor e deve ter no máximo 350 caracteres. Deve ser atrativo e induzir ao leitor a leitura completa do post. Os resumos também são aprovados pelo editor chefe (Abel Packer).

Autoria

Os posts deverão ter sempre seu autor identificado por meio de seu próprio usuário criado no Wordpress. Além disso, cada autor deve ter sempre um mini currículo (traduzido nos três idiomas do blog) e uma foto que acompanha cada uma de suas postagens ao final dos posts, como por exemplo: http://blog.scielo.org/blog/2015/05/18/lidando-com-a-sobrecarga-de-informacao/.

Exceções acontecem em posts realizados pela equipe SciELO, nas quais o usuário definido como autor é mais genérico, chamado SciELO que representa a equipe e existe a necessidade de explicitar os autores. Nesses casos, os autores são apresentados no início do post em negrito dessa forma: http://blog.scielo.org/blog/2015/06/08/scielo-atualiza-o-guia-de-errata-e-retratacoes/.

Revisão de conteúdo

Na revisão do conteúdo do post deve ser observada a linguagem escrita do autor e adequá-la nos casos onde exista mais coloquialidade no texto. O blog segue um estilo de comunicação científica e, portanto, mais formal e esse estilo deve ser respeitado e mantido em suas publicações. Os revisores têm a liberdade de fazer pequenas adequações na linguagem se essas forem necessárias, entretanto, se as modificações forem maiores, é necessário entrar em contato com o autor do texto para verificar se ele está de acordo com as mudanças.

Como dicas de boas práticas de escrita a serem indicadas a novos autores e revisores de conteúdo do blog, o link a seguir comenta sobre vícios de linguagem e cuidados a se tomar para escrever melhor: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/cliche-jargao-palavra-zumbi-10-armadilhas-da-escrita-que-a-ciencia-ajuda-a-evitar.

Além disso, esse outro link dá dicas e regras que podem melhorar um texto, tornando-o mais claro para os leitores: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-regras-de-ouro-para-escrever-um-texto-claro.

Imagens

As imagens podem ser indicadas pelo autor levando-se em consideração seus direitos e atribuições. Todas as imagens publicadas no blog SciELO em Perspectiva devem ser livres para publicação ou, quando não for o caso, deve-se ter uma permissão formal do detentor dos direitos autorais da imagem para publicação em nosso blog. Elas devem ser enviadas em alta resolução.

Quando não há sugestão de imagem a ser utilizada no post, são utilizadas imagens com licença CC BY NC buscadas no Flickr ou outros bancos de imagens que permitam busca avançada por imagens com a licença mencionada. Algumas são ainda construídas e/ou montadas pela equipe do SciELO.

Dentro do post podem haver ainda outras imagens de acordo com o conteúdo a ser publicado (tabelas, gráficos, ilustrações, etc.) e essas imagens devem estar em tamanho médio, centralizadas, com sua legenda (caso exista) logo abaixo. Todas as imagens devem abrir em uma nova aba do navegador, quando forem clicáveis.

Lead para entrevistas

O lead (ou lide) é a primeira parte de uma matéria, sua abertura, geralmente colocada em destaque relativo, fornecendo ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente". No blog SciELO em Perspectiva, o lead é usado apenas para as entrevistas e sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem por exemplo, do assunto a ser abordado ou, no blog, sobre a entrevista e o entrevistado.

Possui em sua estrutura os fatos principais expostos no primeiro parágrafo, de forma a oferecer um resumo claro e objetivo ao leitor. O lead deve ser mais objetivo, evitando a subjetividade e pautar mais para exatidão, linguagem clara e simples. Isso não significa, porém, que o lead deva ser burocrático. O leitor ganha interesse pela entrevista quando o lead é bem elaborado e coerente.

Exemplos de entrevistas e leads:

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lead

Notas, referências e links externos

Consulte a página Notas, normalização de referências e links externos.

Nota de tradução

As notas de tradução são localizadas ao final do post e contém a informação a respeito de quem foi o responsável pela tradução com um link direcionando para a publicação no idioma original. Ex.: http://blog.scielo.org/es/2015/06/08/scielo-actualiza-la-guia-de-erratas-y-retractaciones/.

Tags

PT ES EN
Acesso Aberto Acceso Abierto Open Access
Agência de Fomento à Pesquisa Agencia de Apoyo a la Investigación Research Funding Agency
Article Processing Charge (APC) Article Processing Charge (APC) Article Processing Charge (APC)
Altmetria Altmetría Altmetrics
Áudio Audio Audio
Avaliação da Ciência Evaluación de la Ciencia Research Evaluation
Avaliação por pares Revisión por pares Peer Review
Avaliação por pares aberta Revisión por pares abierta Open Peer Review
Bibliometria Bibliometria Bibliometrics
Cidade de São Paulo Ciudad de São Paulo São Paulo City
Comunicação Científica Comunicación Científica Scholarly Communication
Creative Commons Creative Commons Creative Commons
Dados Abertos Datos Abiertos Open Data
Ciência Aberta Ciencia Abierta Open Science
Disseminação da informação Difusión de la información Dissemination of information
Eventos Eventos Events
Ética na Comunicação Científica Ética en la Comunicación Científica Ethics in Scientific Communication
Fator de Impacto Factor de Impacto Impact Factor
Infraestrutura Infrastructure Infraestructura
Internacionalização Internationalization Internacionalización
Livros eletrônicos Libros eletrónicos eBooks
O futuro da avaliação por pares El futuro de la evaluación por pares The future of Peer review
ORCID ORCID ORCID
Organismo Internacional Organismo Internacional International Organization
Política de Apoio à Comunicação Política de Apoyo a la Comunicación Communication Policy
Política de Apoio à Pesquisa Política de Apoyo a la Investigación Research Policy
Políticas Públicas Políticas Públicas Public Policies
Preprint Preprint Preprint
Preservação digital Preservación digital Digital preservation
Profissionalização editorial Profesionalización editorial Professional Management
Programa SciELO Programa SciELO SciELO Program
Rede SciELO Red SciELO SciELO Network
Redes Sociais Redes Sociales Social Networks
Reprodutibilidade Reproducibilidad Reproducibility
SciELO 15 Anos SciELO 15 Años SciELO 15 Years
SciELO 20 Anos SciELO 20 Años SciELO 20 Years
Sustentabilidade Sostenibilidad Sustainability
Via Dourada Ruta Dorada Gold Route
Via Verde Ruta Verde Green Route

Correções realizadas em posts já publicados (Erratum)

Todas as correções realizadas em posts já publicados devem conter uma informação ao final do post informando aos leitores que houve modificação no conteúdo do post e a data que essa modificação foi realizada. Isso ocorre de forma bastante simples como pode ser visto no exemplo:

[Revisado – 13 Maio 2015]
http://blog.scielo.org/blog/2015/05/06/elife-um-exemplo-de-aperfeicoamento-da-avaliacao-por-pares/

Divulgação

O Blog Geral é divulgado nas redes sociais do SciELO. Cada postagem é compartilhada nos perfis do Twitter e Facebook.

Para reposts deve-se marcar o blog/site onde o post foi originalmente publicado e buscando aumentar a visibilidade das nossas redes sociais e blogs, começamos a usar hashtags; escolher até três tags do post que sejam mais "explicativas".

É criada uma mensagem seguindo os modelos abaixo para cada rede social:

Twitter:

Obs.: Caso o autor do post tenha uma conta no twitter, marcá-lo, por ex: "Título do post" por @autor.

Facebook (usar a ferramenta de publicação em vários idiomas):

[Resumo do post no idioma selecionado]
Leia matéria completa em: / Read the full article in: / Leer el artículo completo en:
Título do post - {Link do post} / Post Title - {Link do post} / Título del post - {Link do post}

Obs.: Deixar como thumb o post em português.

Divulgação_Twitter.png

Twitter.jpg

Divulgação_Facebook.png

Blog SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas

Procedimentos de recebimento, revisão, publicação e divulgação

Introdução

Este documento tem como objetivo compilar diretrizes de publicação dos posts publicados nos blogs SciELO em Perspectiva Press Releases e Humanas, definindo uma política editorial a ser seguida e futuramente divulgada para novos colaboradores.

Categorias de publicação

Os Blogs SciELO em Perspectiva | Press Releases e Humanas publicam atualmente três categorias de post: press releases, entrevistas e chamadas de evento.

Critérios para aceite de submissões

Serão aceitos para publicação press releases sobre documentos publicados em até três meses em algum periódico da Rede SciELO. Além da coleção Brasil, também são aceitos press releases de periódicos indexados nas outras coleções da Rede SciELO, como o SciELO Colombia.

Mais informações sobre as normas de publicação estão disponíveis no blog Geral e no Press Releases.

Fluxo de trabalho

Os posts são enviados por e-mail ou pelo autor ou por um membro do periódico através do endereço blog.scielo@scielo.org e a aprovação é feita pelo editor-chefe (Abel Packer). 

Primeiramente o press release é adicionado na planilha de fluxo de trabalho (Humanas/Press Releases) e no Asana utilizando o modelo ACRO | Título do PR. Depois são feitas a formatação e a revisão para adequar o press release ao modelo de publicação do blog.

Caso sejam feitas alterações no documento, ele é enviado de volta. Se o documento com as correções não tiver um retorno em até sete dias corridos, cobrar o periódico.

O press release, assim que estiver de acordo com o modelo do blog, é enviado para o editor-chefe do blog, que pode ou não aprovar o press release. Estando aprovado, ele pode seguir para a fila de publicação.

A programação semanal é feita às sextas-feiras levando em consideração a data de envio do press release e o período entre seu recebimento e data de finalização. São selecionados entre três e cinco posts, em média, sendo necessário que a quantidade seja aproximadamente igual para os dois blogs e que as publicações sejam intercaladas (exemplo: um post do Humanas na segunda-feira, um post do Press Releases na terça-feira, um post do Humanas na quarta-feira etc).

Recebimento de press releases

Antes da revisão, é preciso verificar se o artigo divulgado pelo press release foi publicado nos últimos três meses ou se está previsto para publicação nos próximos dias/semanas. Se o artigo foi publicado dentro do prazo, pode seguir para a revisão.

Se o artigo não foi publicado , prosseguir com a revisão e, no momento de dar um retorno ao periódico ou autor, solicitar que nos informe no momento da publicação. Deixar indicado no Asana e na planilha que o artigo não foi publicado e, ao montar a programação semanal, acessar a página dos periódicos para conferir se o artigo foi publicado.

Se o artigo foi publicado há mais de três meses, fazer uma busca no histórico de e-mails e ver se o periódico já foi informado sobre o prazo. Em caso positivo, responder ao periódico reforçando a orientação e suspender o recebimento do press release, a não ser que haja uma justificativa.

Para periódicos que não foram avisados, enviar a seguinte mensagem:

Prezado/a, bom dia/boa tarde!

Obrigada pelo envio. Observamos que o artigo foi publicado em [inserir a data de publicação]. Nossa recomendação é que os press releases divulguem artigos publicados nos últimos três meses ou que serão publicados nos próximos dias/semanas.

Poderia confirmar se o press release foi produzido levando em consideração a data de publicação do artigo ou se foi percebido algum aumento no potencial de interesse público do tema tratado neste artigo recentemente?

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente

O periódico pode justificar o envio press release, seja ressaltando sua relevância para aquele momento à luz de algum evento, por exemplo, ou o atraso para o envio do material. Nesse caso, responder com o texto abaixo e prosseguir com a revisão.

Agradecemos pelo retorno e vamos seguir com press release. Por favor, levem em consideração a data de publicação dos artigos nos próximos envios.

Estrutura dos posts

Os press releases devem seguir os modelos de acordo com o seu idioma, sendo eles Português, Inglês e Espanhol

Os press releases devem obrigatoriamente conter os seguintes itens:

Título

Autoria

Resumo

Conteúdo

Consulte a página Notas, normalização de referências e links externos.

Hashtags

As hashtags são usadas na divulgação dos press releases no Facebook e Twitter.

Sites que têm a ver com o press release e com o artigo, mas não constituem como referência bibliográfica.

Imagens/Videos/Podcasts

Publicação no Wordpress

Criação do post

Para criar a publicação no Wordpress, são utilizados os seguintes campos:

Joanna Gonçalves de Andrade Tostes, Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Chamadas no blog Press Releases

Os posts no blog de Humanas devem ser adicionados na página inicial do blog Press Releases utilizando a ferramenta Page links to do Wordpress. É preciso criar um novo post no blog Press Releases e preencher os seguintes campos:

Adicionando novo usuário

Editando a thumb

Divulgação

Twitter

Um mapa do combate ao gênero nos planos da educação brasileira #Gênero #Mulheres #LGBT #Educação #EducaçãoePesquisa

Leia o press release da Educação e Pesquisa em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/11/03/um-mapa-do-combate-ao-genero-nos-planos-da-educacao-brasileira/

Facebook

A inserção do conceito de gênero nos planos estaduais e distrital de educação promulgados nos últimos anos mostra um mapa complexo em que é visível uma acirrada disputa entre o avanço conservador e a manutenção de políticas para mulheres e LGBT na educação do Brasil #Gênero #Mulheres #LGBT #Educação #EducaçãoePesquisa

Leia o press release da Educação e Pesquisa em: 
Um mapa do combate ao gênero nos planos da educação brasileira - https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/11/03/um-mapa-do-combate-ao-genero-nos-planos-da-educacao-brasileira/

E-mail

Assim que o processo de postagem do press release termina, ou seja, após a divulgação dos posts nas redes sociais, o periódico é notificado por e-mail. Utilizar o seguinte modelo:

Assunto: SciELO em Perspectiva | Press Releases / Humanas | ACRO: Título do press release

Prezadxx, bom dia / boa tarde!

Informamos que o post [título do press release com o link do post] foi publicado no blog SciELO em Perspectiva | Press Releases / Humanas.

Este press release também foi compartilhado nos perfis do SciELO nas redes sociais. Solicitamos e recomendamos que também nos ajude na divulgação, especialmente em suas comunidades, universidades e departamentos.

Agradecemos a contribuição e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente

Semanas especiais

A Semana Especial (SE) é uma modalidade na qual todos os dias de uma semana são dedicados a um periódico. Ela ocorre tanto no blog Humanas como no blog Press Releases.

Processo das Semanas Especiais

Convites

Os convites para a participação na SE acontecem uma vez por semestre. Periódicos que enviaram press releases nos últimos dois anos são considerados, levando em conta o número de press releases enviados e a área do conhecimento. Os representantes dos periódicos que responderem positivamente são convidados para uma reunião on-line. Durante a reunião, a equipe editoral explica como funciona a SE, tira dúvidas e informa quais os meses disponíveis.

Não são sugeridos os meses de janeiro, julho e dezembro, em razão das férias acadêmicas e o consequente baixo número de acessos do blog nesses períodos. O ideal é que cada periódico fique com uma semana/mês e que aconteçam em meses alternados. Em geral, as SEs ocorrem na segunda semana do mês, evitando semanas com feriados. Uma vez que o cronograma for definido, a equipe editorial seleciona a semana mais adequada para cada SE.

Envio dos press releases

O ideal é que os press releases estejam prontos um mês antes da SE para que o editor-chefe tenha tempo para aprovar os textos. Para que isso ocorra, são enviados por email lembretes de dois meses, um mês e duas semanas para os responsáveis pela produção dos textos. Após o envio e revisão dos press releases, deve-se enviar um email para o periódico confirmando a ordem de publicação. Segue abaixo o modelo:

Prezadxx, bom dia / boa tarde!

Escrevo para perguntar se haverá mais algum post para a Semana Especial e para confirmar a ordem em que os posts deverão ser publicados:

ORDEM

TÍTULO

DATA DE PUBLICAÇÃO

1

 

 

2

 

 

3

 

 

...

 

 

Depois de revisados e corrigidos, os press releases são compilados em um único arquivo Word, que é enviado para a aprovação do Editor-Chefe. Uma vez aprovados, os textos seguem para a programação e publicação.

Organização

Os press releases da SE não são adicionados na planilha de controle comum. Para a organização dos textos, utiliza-se uma aba específica, disponível no mesmo arquivo do respectivo blog. No Asana, os press releases também são adicionados em uma área diferente. Em ambas as plataformas, as informações adicionadas são as mesmas do recebimento padrão (exceto pelo código na primeira coluna da planilha). Importante observar que os press releases devem estar indicados com a ordem de publicação, que deve ser previamente aprovada pelo periódico.

Publicação

A expectativa é que sejam publicados entre 5 a 10 posts por SE. O objetivo é ampliar o alcance do blog, do periódico, dos artigos e dos autores. As publicações podem ser apresentadas no formato de press release de seções especiais e/ou artigos, entrevistas, análises e outros formatos. É extremamente recomendável a utilização de vídeos e podcasts. Assim como publicações de dias normais, os press releases são processados e aprovados pelo Editor-chefe.

O formato da SE prevê uma abertura e um encerramento de tom mais "editorial". Além disso, os posts têm mais liberdade em comparação com as publicações feitas em dias normais. Por exemplo, é possível publicar textos sobre o periódico, além de ser permitido citar o nome do periódico no título e no resumo.

Divulgação

Após a publicação, os press releases são divulgados em nossas redes sociais utilizando a ferramenta thread, no Twitter (exemplo), e a hashtag #SemanaEspecialACRO, no Facebook (exemplo).

Pós Semana Especial

Ao final da SE, sempre que possível na segunda-feira seguinte, é enviado um relatório ao periódico com o número de visualizações de página dos posts durante a SE e um indicador do aumento de visualizações em comparação ao mês anterior utilizando o modelo a seguir, que pode ser ajustado conforme necessário.

Assunto: Analytics Semana Especial - ACRO 202X

Prezados, bom dia / boa tarde!

Segue abaixo relatório dos resultados alcançados pela Semana Especial do periódico ACRO no Blog SciELO em Perspectiva | Humanas / Press Releases.

Sobre os resultados, a Semana Especial do periódico ACRO foi bem recebida e teve um bom índice de visualizações!
A média de visualizações durante o período da Semana Especial foi de XXXX visualizações por dia, em comparação com a média de visualizações por dia do mês de XXX, há um aumento de XX% da média diária.

Segue abaixo o número de acessos de cada um dos posts publicados durante a SE até o dia XX/XX, lembrando que os posts são novos e a tendência é de ir acumulando visualizações com o passar do tempo e exposição dos posts.

Gostaríamos de parabenizá-los pelo empenho e agradecemos a equipe do periódico pelo trabalho realizado.
Seguimos à disposição

Atenciosamente,

Mais informações

As Semanas Especiais anteriores podem ser acessadas pelo link: https://pressreleases.scielo.org/semanas-especiais/
Mais informações sobre as SEs, podem ser acessadas pelo link: https://pressreleases.scielo.org/sobre/normas-para-publicacao/instrucoes-semanas-especiais/

Envio de convites

Os convites para publicação de press releases são enviados para os periódicos da coleção SciELO duas vezes por semana no dia seguinte ao processamento, às segundas e quartas-feiras.

Enviando convites
  1. Acessar a planilha NP – Planilha de Trabalho e localizar a aba referentes ao último processamento;
  2. Selecionar, na tabela, os periódicos que fazem parte da coleção BR e que estejam publicando artigos em lotes ou números do ano atual;
  3. Certificar-se de que os periódicos selecionados não receberam convites nos últimos três meses. Caso tenha recebido há mais de três meses, enviar novamente;
  4. Observar a lista de periódicos na aba Convites – referências, na planilha Press Releases os seguintes itens: periódicos que já receberam convites recentemente e periódicos que não devem receber convites, porque já enviam press releases com frequência ou algum outro motivo;
  5. Inserir os periódicos na lista Convites e enviar para aprovação. Adicionar informações extras (nome do periódico, número do lote, se é Humanas ou Press Releases e data do último press release enviado, caso tenha). Depois de aprovado, iniciar o envio de convites;
  6. Localizar na planilha Catálogo | Sistema Único de Periódicos a aba Contato Editores o nome e email do(s) editor(es)-chefe do periódico. Selecionar também o email oficial do periódico, caso tenha;
  1. No corpo do email, inserir o texto abaixo e alterar as partes em vermelho:

Prezadxx Prof. XXX, bom dia / boa tarde!

Esperamos que esteja/m bem.

O blog SciELO em Perspectiva | Press Releases publica press releases de artigos de periódicos da coleção SciELO com o intuito de melhorar as estratégias de divulgação, disseminação e marketing dos artigos indexados, por meio da sua presença nas redes sociais. Nossas análises mostram que a publicação de um press release pode aumentar a visibilidade do artigo em até 40%.

Além da publicação no blog, os press releases também são compartilhados em nossos perfis no Facebook e no Twitter, ganhando ainda mais visibilidade. Jornalistas famosos já publicaram sobre artigos indexados no SciELO, como por exemplo Renata Lo Prete (https://twitter.com/renataloprete/status/1503762634784522242), da Globo e com mais de 500 mil seguidores.

O blog se constitui em um espaço comum e colaborativo de todos os periódicos e nossa expectativa é que venha a compor um espaço de referência de divulgação de pesquisas e contribua para o aumento da visibilidade dos periódicos publicados no Brasil.

Recebemos novos artigos do periódico XXXXX e gostaríamos de convidá-lxx para publicar um press release!

Nesse sentido, serão aceitos posts de artigos, entrevistas e análises para publicação. Recomenda-se também o envio de podcasts ou vídeos como material complementar.

Para os periódicos que publicam volume e número, a sugestão é selecionar um artigo de alta relevância do último número e, para os periódicos que publicam em fluxo contínuo, recomendamos a publicação de um post por mês.

Todos estes materiais podem ser produzidos por editores, autores, assessores de comunicação e pessoas ligadas ao periódico.

Lembramos que as contribuições serão submetidas à avaliação e aprovação do Comitê Editorial antes da publicação.

Solicitamos, por gentileza, que a prática de divulgação dos artigos seja contínua, assim teremos maior visibilidade!

Os modelos para produção do material estão disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1-EZmU697IHjbgl53v-GId0o0Xkzuw7fo/view?usp=sharing

Estamos à disposição para qualquer informação adicional.

Atenciosamente,

  1. Inserir os emails da equipe como cópia e inserir os marcadores do blog (Humanas ou Press Releases) e do mês atual. Selecionar também o marcador do nome, se for o caso;
  2. Revisar o email e verificar se está tudo correto. Enviar o email;
  3. Na planilha de Convites, atualizar o campo Status para enviado e inserir a data de envio;
  4. Caso tenha uma resposta do(s) editor(es), alterar o campo Retorno do editor? para S. Se em duas semanas não tiver resposta, inserir N;
  5. Para os periódicos que deram uma resposta positiva, mas não enviaram nenhum material em até um mês, enviar o seguinte email:

Prezadxx Prof. XXX, bom dia / boa tarde!

Existe algum retorno quando à última mensagem?

Esperamos que o periódico possa contribuir com o blog!

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente,

14. Caso o periódico envie um press release, alterar o campo Gerou press release? com S.

Impacto

Como forma de medir o impacto dessa atividade no número de press releases enviados, ao final do semestre, é necessário fazer uma comparação entre os periódicos que receberam convites e os periódicos desta lista que enviaram algum press release.